A doença de Peyronie pode ser a apresentação inicial de diabetes mellitus

Relatamos o caso de um homem de 30 anos que apresentou queixa de dor durante o coito.

Na história e no exame físico, foi diagnosticada a doença de Peyronie, na qual o tecido conjuntivo do corpo cavernoso é afetado. É caracterizada por fibrose excessiva formação de placa, causando deformidades no estado ereto, como curvatura, recuo, encurtamento e estreitamento com efeito de dobradiça, além de dor peniana com ereção.

Com base no açúcar no sangue desequilibrado, ele foi diagnosticado como um caso de diabetes mellitus tipo 2.

Estamos relatando esse caso porque após o controle da hiperglicemia, os sintomas e sinais da doença de Peyronie melhoraram ligeiramente.

Pensando um pouco

A doença de Peyronie (DP) é um distúrbio fibrosante superficial do pênis, resultando na formação de placa e deformidade peniana.

A DP geralmente está associada à disfunção erétil.

A prevalência de DP é de 0,4% a 23%.

A etiologia da DP é multifatorial.

A etiologia mais comum é o trauma peniano.

As causas sistêmicas são:

hipogonadismo,

diabetes,

hipertensão e

doenças cardiovasculares.

De acordo com poucos estudos:

o tabagismo e

o consumo de álcool são causas importantes de DP.

Diabetes tem apresentações variadas. Estamos relatando um caso de jovem que nos apresentou com DP e foi diagnosticado como diabético, que melhorou com o controle da hiperglicemia.

O caso

Indiano, 30 anos, apresentou-se ao ambulatório com queixa de dor no pênis durante o coito e também leve curvatura do pênis.

Ele é barbeiro de profissão e não consumia álcool e tabaco.

Nenhuma história de trauma no pênis ou região pélvica foi relatada.

Nenhuma história de hipertensão, diabetes e tuberculose foi observada.

Ao exame, seus sinais vitais e o exame sistêmico estavam dentro do limite normal e seu índice de massa corporal (IMC) era de 25,5.

No exame local do pênis (por goniômetro), havia uma ligeira curvatura de 20°.

Em questionamentos adicionais, ele também revelou que devido à dor durante o ato do coito, ele desenvolveu perda da libido e fraqueza inexplicável e aumento da sensação de sede.

Na investigação laboratorial, seu hemograma completo, teste de função hepática e teste de função renal estavam normais.

Sua sorologia para o vírus da imunodeficiência humana (HIV), antígeno de superfície da hepatite B (HbsAg), anti-HCV (vírus da hepatite C) e teste laboratorial de pesquisa de doença veneral (VDRL) foi negativa.

A opinião da dermatologia foi tomada para descartar doenças sexualmente transmissíveis.

Ele também não sentia dor na região lombar ou pélvica.

Seu açúcar no sangue aleatório era de 284 mg/dl, o que foi posteriormente confirmado pelo teste de tolerância à glicose oral  (jejum – 146 mg/dl, em 2 h – 248 mg/dl) e HbA1c – 8,4%; o nível de testosterona sérica era 610 ng/ml (270–1070 ng/ml).

Não havia história familiar de diabetes mellitus (DM).

Uma ultrassonografia Doppler peniana foi realizada em ereção completa para avaliação do sistema arterial e venoso peniano, que mostrou poucas áreas amorfas de ecogenicidade pouco definida dentro da substância dos segmentos médio e inferior de ambos os corpos cavernosos, sugerindo formação inicial de placa fibrótica/calcificada junto com poucos focos de calcificação ao longo das paredes dos corpos cavernosos esquerdos, o que confirmou DP.

Com base no açúcar no sangue desequilibrado, ele foi diagnosticado como um caso de diabetes mellitus tipo 2 (DM2); ele iniciou tratamento com hipoglicemiantes orais (OHA) e suas metas glicêmicas foram alcançadas após 2 semanas.

Seus sintomas de hiperglicemia também melhoraram.

Gradualmente, durante o período de 1 mês, sua queixa de dor durante o coito e sensação subjetiva de leve curvatura do pênis (10°) também melhorou.

Estamos relatando este caso porque após o controle do açúcar no sangue, os sintomas e sinais de DP melhoraram.

Avaliando os fatos

O DM é um distúrbio metabólico crônico, compartilhando um fenótipo de hiperglicemia, resultante de fatores contribuintes. A desregulação metabólica no fígado leva a alterações fisiopatológicas em múltiplos sistemas orgânicos, dando origem a várias complicações e impondo uma carga enorme ao indivíduo diabético e ao sistema de saúde.

De acordo com a estimativa, aproximadamente 300 milhões de pacientes podem ser afetados até 2025. DM pode se apresentar de forma vívida.

Para o diagnóstico de DP, contamos com a história e o exame físico e radiológico (Doppler) do pênis. A ultrassonografia peniana foi usada como ferramenta para confirmar o diagnóstico de placa peniana.

A DP tem sido relatada na literatura em pacientes com diagnóstico tardio de DM2, ou seja, pacientes com DP e DM também presentes em estágios mais avançados da doença.

A DP ocorreu em 8% dos pacientes com diabetes e em 20% dos pacientes com diabetes e DP.

O risco de adquirir DP aumenta com o avançar da idade.

Uma associação significativa entre DP e longa duração e controle metabólico do diabetes foi confirmada. Um nódulo na haste do pênis pode ser palpado durante a fase aguda da doença, que dura cerca de 12 a 18 meses.

Por fim

Há necessidade de rastreamento precoce de DP em pacientes mais jovens que apresentam várias queixas.

Um programa de triagem em departamentos urológicos de hospitais e ambulatórios para pacientes com DM2 poderia fornecer o tratamento precoce e medidas profiláticas.