Prevalência, fatores de risco e disfunção erétil associados à doença de Peyronie entre homens que procuram atendimento urológico

Doença de Peyronie:

Uma doença do tecido conjuntivo do pênis caracterizada por uma anormalidade na estrutura do colágeno da túnica albugínea peniana.

O que foi estudado:

Estudamos a prevalência, os fatores de risco e a relação entre disfunção erétil e doença de Peyronie em pacientes do sexo masculino com idade entre 30-80 anos que procuram atendimento urológico.

Como foi o estudo:

Coletamos dados de outubro de 2016 a outubro de 2017 em um ambulatório vinculado ao Sistema Único de Saúde Brasileiro

Todos os homens de 30 a 80 anos foram convidados a participar.

Avaliamos à história clínica e hábitos sexuais dos pacientes por meio do Índice Internacional de Função Erétil, além do exame físico do pênis e parâmetros laboratoriais.

O que descobriram:

Dos 666 homens que participaram desde estudo, 86 (13,11%) apresentavam placas fibrosas compatíveis com doença de Peyronie ao exame físico onde maior prevalência de placas foi na porção distal do pênis.

Com relação aos fatores de risco avaliados, a doença de Peyronie foi associada:

• a diabetes em 43,02%,
  • ao tabagismo em 17%,
  • a obesidade em 26,74%.

A presença de placas penianas compatíveis com doença de Peyronie foi mais prevalente em homens:

1. com disfunção erétil,
  2. história de trauma peniano,
  3. com queixa de deformidade peniana.

Ao final os autores chegaram a seguinte conclusão:

A doença de Peyronie na população estudada foi associada a fatores de risco como diabetes, tabagismo e obesidade.

Outras características clínicas, como história de trauma peniano, deformidade peniana e disfunção erétil, foram relatadas em pacientes com doença de Peyronie.

Houve maior prevalência de placas na porção distal do pênis, especificamente na coroa da glande.

Entre em contato conosco e agende sua avaliação: (19)34118316 este núnero também é WhatsApp