3 – Melhores práticas – Recomendações

Este é um Material muito importante.

Por ser muito longo esta dividido em 6 partes – esta é a terceira

Considerações gerais para o gerenciamento da dor crônica

1 – Enfatize o modelo biopsicossocial. De acordo com a recomendação de organizações como a AHRQ e a Sociedade Internacional para o Estudo da Dor (IASP), o manejo de pacientes com dor crônica MSK moderada a grave e/ou complicada é melhor abordado em um modelo biopsicossocial, em vez do modelo biomédico convencional.

2 – Priorize o autogerenciamento e as abordagens não farmacológicas. O autocuidado e as terapias não farmacológicas devem ser priorizadas sobre as abordagens farmacológicas, sempre que possível. 3 , 6–8

1. Para pacientes em uso de analgésicos prescritos, o co-gerenciamento com um agente de abordagens não farmacológicas pode melhorar os resultados.

3 – Enfatize as intervenções ativas. Embora as intervenções passivas sejam úteis nos estágios iniciais do manejo para diminuir a dor, as intervenções ativas – principalmente exercícios e autocuidado – devem ser introduzidas o mais rápido possível e enfatizadas no plano de manejo.

1. Intervenções passivas, tanto abordagens médicas convencionais (por exemplo, medicação ou cirurgia) e muitas abordagens não farmacológicas (por exemplo, acupuntura, massagem, manipulação da coluna e modalidades físicas) devem ser combinadas com intervenções ativas e autocuidado (por exemplo, exercícios, dieta saudável, meditação, ioga e outras mudanças no estilo de vida) sempre que possível para melhorar os resultados.

4 – Incluir abordagens físicas e mente-corpo. Para pacientes que relatam dor crônica moderada a intensa, é recomendada uma abordagem não farmacológica que inclua os componentes físico e mente-corpo. Estes podem ser administrados pelo clínico geral de tratamento, ou por referência ou co-gestão com uma equipe interdisciplinar.

5 – Identifique o tipo neurofisiológico de dor. De acordo com os avanços recentes na compreensão da fisiologia da dor crônica, é importante diferenciar a dor crônica dos pacientes em termos de sua neurofisiologia (neuropática, nociceptiva e sensibilização central), pois isso pode afetar as opções de tratamento.

6 – Considere a estratificação de risco , como a ferramenta de avaliação de risco START Back, para novos episódios de dor para informar as decisões compartilhadas sobre as abordagens de tratamento. Pacientes com baixo risco de um resultado ruim podem exigir uma abordagem menos intensiva, enquanto aqueles com maior risco podem exigir uma abordagem mais intensiva incorporando múltiplas terapias, incluindo psicológicas.

Consentimento informado/riscos e benefícios

1. 1 – Envolva o paciente no processo de consentimento informado. O consentimento informado é um processo que requer comunicação ativa entre o paciente e o médico. Usando termos claros e compreensíveis, o médico explica os procedimentos do exame, diagnóstico, opções de tratamento (incluindo todo tratamento) e seus benefícios e riscos.  O médico deve perguntar ao paciente se ele tem alguma dúvida e respondê-las de forma que o satisfaça. O paciente deve compreender essas informações para tomar uma decisão informada. A discussão do consentimento informado e o consentimento do paciente para prosseguir devem ser registrados no prontuário.
  2. 2 – Cumpra os regulamentos locais. Os requisitos legais podem diferir por localização geográfica; os médicos devem buscar aconselhamento específico das autoridades locais, como seu portador de negligência médica ou associação estadual. Tanto a American Chiropractic Association (ACA) e a Association of Chiropractic Colleges (ACC) têm diretrizes sobre o consentimento informado.
  3. 3 – Maximize a segurança do paciente.
    1. As terapias não farmacológicas para a dor crônica têm menos danos associados do que as intervenções farmacológicas, principalmente quando administradas por profissionais de saúde devidamente treinados.
    2. Avalie cuidadosamente os pacientes com dor crônica quanto a possíveis contraindicações à manipulação, particularmente manobras de “impulso” de alta velocidade e baixa amplitude e bandeiras vermelhas.

Possíveis contraindicações para a coluna vertebral ou outros procedimentos de manipulação ou mobilização da articulação.

Sistema

Doença

Musculoesquelético

Tumores ósseos primários ou metastáticos

Osteoporose grave

Instabilidade estrutural (como espondilolistese instável ou instabilidade articular pós-cirúrgica)

Inflamatório

Osteomielite

Artrite reumatoide no estágio sistêmico ativo ou localmente se houver inflamação aguda ou instabilidade atlantoaxial

Neurológico

Déficit neurológico progressivo ou súbito

Tumores da medula espinhal com comprometimento neurológico ou exigindo intervenção médica

Hematologico

Quaisquer distúrbios hemorrágicos instáveis, incluindo terapia anticoagulante em altas doses

Aneurisma de aorta instável

Atributos do clínico

Exame físico inadequado

Treinamento de manipulação inadequado

Os procedimentos de manipulação assistida por instrumento e de tecidos moles podem ser considerados para aplicação em baixa velocidade e amplitude, conforme indicação clínica individual.

Bandeiras vermelhas na história e exame:

Bandeiras vermelhas: história

Bandeiras vermelhas: Exame 6

 • Câncer
 • Confusão/alteração da consciência
 • Doença do tecido conjuntivo
 • Osteopenia
 • Dor noturna intensa
 • Trauma ou infecção significativa
 • Perda de peso inexplicada
 • Dor no pescoço inexplicável

• Distúrbios visuais ou de fala