2 – Melhores práticas – Definições

Este é um Material muito importante.

Por ser muito longo esta dividido em 6 partes – esta é a segunda

Com base na literatura, precedemos o processo de consenso Delphi com definições de terminologia chave para que os membros do painel fiquem “na mesma página” ao avaliarem as declarações.

Terminologia de dor crônica

• Dor crônica: dor persistente ou recorrente com duração superior a 3 meses (definição CID-11) ou dor presente em pelo menos metade dos dias durante os últimos 6 meses (definição Estratégia Nacional de Dor).
  • Dor crônica primáriador crônica em uma ou mais localizações anatômicas acompanhada por sofrimento emocional significativo ou deficiência funcional e que não pode ser melhor explicada por outra condição de dor crônica.
  • Dor crônica de alto impacto: dor crônica que causa restrições duradouras nas atividades da vida diária, trabalho, atividades sociais e/ou recreativas.
  • A dor neuropática é identificada usando os seguintes critérios:

1 – Distribuição confirmada da dor e disfunção sensorial que são neuroanatomicamente congruentes.

2 – História confirmada ou presença de doença ou lesão relevante afetando o sistema nervoso periférico ou central.

3 – Uma descrição de dor em queimação, aguda ou em pontada.

• A dor nociceptiva é identificada usando os seguintes critérios:

1 – Características dos sintomas mecânicos/anatômicos proporcionais confirmados.

2 – Dor comparável a trauma/patologia e em uma área de lesão ou disfunção com/sem encaminhamento.

3 – Resolução congruente com o tempo de cicatrização do tecido previsto.

4 – Descrição da dor tipicamente intermitente e aguda com agravamento mecânico/movimento.

5 – A dor envolve sintomas adicionais de inflamação (por exemplo: inchaço e vermelhidão).

• A sensibilização central é diferenciada da dor neuropática e nociceptiva usando estes critérios:

A – Quando a dor neuropática foi excluída, a dor de sensibilização central é diferenciada da dor nociceptiva da seguinte forma:

1 – A dor é desproporcional à gravidade da lesão ou doença associada.

2 – A distribuição é difusa e/ou variável, não anatomicamente congruente com lesão ou doença associada, acompanhada de alodinia ou hiperalgesia.

3 – O paciente é hipersensível a estímulos como luz, temperatura, estresse e emoções.

Outras terminologias principais e abreviações

• Intervenção biopsicossocial: um plano de tratamento que inclui pelo menos um componente físico (como manipulação da coluna ou exercícios) e pelo menos um componente psicológico/social (como TCC ou meditação da atenção plena).
  • CIH: Atenção complementar e integrativa à saúde.
  • TCC: Terapia cognitiva comportamental, na qual pensamentos ou padrões de comportamento inúteis são desafiados pela reestruturação de pensamentos/crenças e aumento do envolvimento em atividades significativas.
  • MTI: Máxima Melhoria Terapêutica.
  • As intervenções psicológicas e mente-corpo enfocam as interações entre o cérebro, o resto do corpo, a mente e o comportamento e as maneiras pelas quais os fatores emocionais, mentais, sociais, espirituais, experienciais e comportamentais afetam a saúde. Os exemplos são os seguintes: terapias psicológicas, como TCC e meditação da atenção plena; terapias físicas mente-corpo, como tai chi; e ioga.
  • Bandeiras vermelhas: são sinais ou sintomas observados na história ou exame clínico que sugerem a possibilidade de patologia ou doença grave que requer encaminhamento imediato, avaliação mais extensa ou co-tratamento, ou apresentam uma contraindicação para um aspecto do plano de tratamento proposto.
  • Autocuidado: uma prática ativa que uma pessoa pode realizar e casa de forma independente após receber instruções apropriadas.
  • SMT: Terapia manipulativa espinhal: geralmente praticada por DC, médicos de osteopatia (DO) ou fisioterapeutas (PT).