Inquietação e sofrimento associados à doença de Peyronie – validação do questionário da doença de Peyronie

Objetivo: Validamos o Questionário de Doença de Peyronie (http://www.auxilium.com/PDQ), uma pesquisa de 15 perguntas autorreferidas que mede o impacto e a gravidade dos sintomas da doença de Peyronie em 3 domínios, incluindo 1) psicológico e físico sintomas, 2) dor peniana e 3) incômodo dos sintomas.

Materiais e métodos: Usamos dados de linha de base de 2 ensaios clínicos de fase 3 (334 e 345 pacientes, respectivamente) de tratamento com colagenase clostridium histolyticum para a doença de Peyronie associada à curvatura peniana e incômodo. Os dados coletados incluíram escores do domínio PDQ, escores do Índice Internacional de Função Erétil, medidas objetivas da curvatura peniana e gravidade dos sintomas da doença de Peyronie relatada pelo paciente. As análises psicométricas incluíram análise fatorial confirmatória, confiabilidade entre itens e testes de validade convergente e discriminante, todos relacionados à validade de construto geral da escala.

Resultados: A análise fatorial confirmatória apoiou a estrutura conceitual do PDQ com 3 subdomínios confirmados. Cada escala apresentou boa consistência, ou seja, confiabilidade interna (cada Cronbach α> 0,70). Validade convergente e discriminante foram observadas no padrão de associações entre os domínios do PDQ e outras medidas da doença de Peyronie. Os escores do domínio PDQ diferiram significativamente entre os pacientes com vs sem disfunção erétil e entre os pacientes com vs sem sofrimento dos sintomas relacionados à doença de Peyronie, apoiando ainda mais a validade do construto PDQ.

Conclusões: Este estudo confirma a estrutura conceitual, a estrutura fatorial e a validade convergente e discriminante dos domínios sintomas psicológicos e físicos do PDQ, dor peniana e incômodo dos sintomas. Usado em conjunto com medições objetivas da curvatura peniana, o PDQ pode servir como uma valiosa ferramenta de diagnóstico ou medida de resultado para avaliar as melhorias relacionadas ao tratamento nos sintomas da doença de Peyronie.