Fisioterapia para pacientes com osteoartrite de joelho e quadril: o tratamento ativo e supervisionado é a melhor prática atual

Dores nas articulações e incapacidade funcional (ou seja, a perda da capacidade ou dificuldade em realizar as atividades do dia a dia) são os principais sintomas da Osteoartrite. Muitas vezes a opção de tratamento é cirúrgica, porém existem evidências atuais que mostram que a osteoartrite não é uma condição que afeta apenas uma determinada articulação, mas que é influenciada por fatores gerais do organismo que levam à processos inflamatórios. Por isso, o tratamento fisioterapêutico supervisionado ativo e não-cirúrgico é de extrema importância no tratamento da Osteoartrite.

– Exercícios terapêuticos: o exercício terapêutico é o tratamento mais importante na Osteoartrite de joelho e quadril, não somente por causa dos efeitos benéficos na própria articulação, mas porque o exercício ajuda na prevenção e melhora de sintomas de doenças crônicas e comorbidades, como Diabetes Tipo II e Hipertensão, que comumente estão associados à osteoartrite (2 a cada 3 pacientes com osteoartrite têm uma ou mais comorbidades).

– Importância dos exercícios terapêuticos no alívio de dor: a fisioterapia com exercícios terapêuticos é mais eficaz e segura para o alívio de dor que os medicamentos analgésicos oferecidos atualmente. Porém, vale ressaltar que períodos de crises de dor articular ou muscular podem aparecer no início das sessões de fisioterapia, mas evidências mostram que em pacientes com osteoartrite de joelho e quadril que fazem os exercícios terapêuticos pelo menos 2x por semana os surtos de dor diminuem gradativamente e desaparecem para a maioria dos pacientes após cerca de 5-6 semanas.

Entre em contato conosco e agende sua avaliação: (19)34118316