Fisioterapia do assoalho pélvico para hipertonia do assoalho pélvico: uma revisão sistemática da eficácia do tratamento

Introdução

A hipertonia do assoalho pélvico (HPF) é uma condição incapacitante com sintomas urológicos, ginecológicos e gastrointestinais, problemas sexuais e dores pélvicas crônicas, impactando na qualidade de vida.

A fisioterapia do assoalho pélvico (PFPT) é uma intervenção de primeira linha, mas nenhuma revisão sistemática sobre a eficácia do PFPT para o tratamento de PFH foi conduzida.

Objetivos

Avaliar sistematicamente a literatura atual sobre a eficácia das modalidades de PFPT relacionadas à HFP.

Métodos

As bases de dados PubMed, Embase, Emcare, Web of Science e Cochrane foram pesquisadas desde o início até fevereiro de 2020. Foi realizada uma pesquisa manual nas listas de referência dos artigos incluídos. Os ensaios em andamento foram revisados usando o clinictrial.gov. Ensaios clínicos randomizados (RCTs), coortes prospectivos e retrospectivos e análises de estudo de caso foram incluídos.

As medidas de desfecho foram tônus e função dos músculos do assoalho pélvico, relatos de dor, função sexual, escores de sintomas do assoalho pélvico, qualidade de vida e efeito percebido pelos pacientes.

Resultados

A pesquisa bibliográfica resultou em 10 estudos elegíveis, incluindo 4 RCTs, 5 estudos prospectivos e 1 estudo de caso publicado entre 2000 e 2019.

A maioria dos estudos tinha um alto risco de viés associado à falta de um grupo de comparação, tamanhos de amostra insuficientes e não padronizados intervenções. Seis estudos eram de baixa e 4 de qualidade média. Todos os estudos foram revisados narrativamente. Três de 4 RCTs encontraram efeitos positivos de PFPT em comparação com controles em cinco de 6 medidas de resultados.

Os estudos prospectivos encontraram melhorias significativas em todas as medidas de resultado que foram avaliadas. PFPT parece ser eficaz em pacientes com crônica prostatite, síndrome de dor pélvica crônica, vulvodinia e dispareunia.

Os menores efeitos foram observados em pacientes com cistite intersticial e síndrome da bexiga dolorosa.

Conclusão

Os achados desta revisão sistemática sugerem que PFPT pode ser benéfico em pacientes com PFH. Outros ensaios clínicos randomizados de alta qualidade devem ser realizados para confirmar a eficácia do PFPT no tratamento de PFH.

Medidas de resultado

Tônus muscular e função

1. Escala Oxford modificada
  2. Tônus muscular da escala de palpação digital de 7 pontos (−3 a +3)