Doença de Peyronie: um estudo clínico-patológico de 71 casos com ênfase nos padrões histopatológicos e na ossificação metaplásica prevalente

A doença de Peyronie (DP) é uma fibromatose superficial benigna que envolve as estruturas fasciais do pênis, causando deformidade, dor e perda de função, para as quais existem poucos estudos da histopatologia.

Realizamos uma revisão multi-institucional de 74 rotinas e espécimes de consulta submetidos com preocupação clínica para DP. Destes, três lesões não-PD foram identificados e excluídos (um miointimoma, um miofibroblastoma do tipo mamário, e aterosclerose fibrocalcífica).

Dos 71 confirmados como DP, a maioria dos pacientes eram brancos (83%) com uma idade mediana de 55 anos (variação: 26-88).

O aspecto dorsal do pênis era o local mais comum envolvido (78%), seguido por lateral (12%) e ventral (10%).

A mediana do grau de curvatura foi de 70° (intervalo: 20-360°).

Na revisão, três padrões histológicos gerais caracterizou as lesões:

– placa fibrótica densa (61%),

– placa fibrótica densa com focal ou ossificação metaplásica irregular (35%), e

– placa composta predominantemente de metaplásica ossificação (4%).

Com relação ao componente fibrótico:

– predominantemente nodular (18%),

– hialinizado/lamelar (46%),

– ou misto (32%), exceto dois casos consistindo inteiramente de osso metaplásico.

A inflamação crônica, quando presente, foi mais frequentemente focal e perivascular na distribuição. Em um caso, uma excisão pós-tratamento com colagenase, mostrou alteração mixóide e aumento do estroma celularidade.

No geral, esses resultados definem a gama de histologia da doença de Peyronie, particularmente enfatizando que a “calcificação” observada clinicamente quase sempre representa ossificação metaplásica genuína.

Tal contexto será de valor na avaliação prospectivamente, à luz das mudanças práticas de saúde e uso de novas tecnologias de tratamento.

Entre em contato conosco e agende sua avaliação: (19)34118316